quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Obsessão cinematográfica: Submarino

É incrível como alguns filmes conseguem nos tocar das mais diferentes formas possíveis. Depois de assisti-los você não será mais o mesmo. Nem que seja por 0,001% sua vida mudará, para sempre. Foi assim com “Ladrões de Bicicleta” - fiquei chorando compulsivamente durante meia hora após o término do filme -, com “As noites de Cabíria”, com “Brilho eterno de uma mente sem lembranças” - o qual, inclusive, já perdi as contas de quantas vezes já revi (incluindo a versão do diretor) -, com "The Doors", "Magnólia", "As Horas"... e o mais novo longa adicionado a essa minha listinha privada é Submarino (2010), de Richard Ayoade.

O longa conta a história de Oliver Tate, um adolescente de 15 anos, que tenta descobrir quem é enquanto planeja salvar o casamento desgastado de seus pais. O universo particular de Oliver, sempre imerso em seus filmes, livros e músicas favoritos, é abalado quando um ex-namorado de sua mãe volta para balançar o relacionamento de seus pais e quando ele também tenta descobrir como lidar com o amor em seu primeiro namoro. A ironia, sinceridade e ingenuidade adolescente com que o filme trata a descoberta do amor e a maturidade são os pontos altos da película. No último post citei um diálogo do meu mais novo filme favorito-obsessão que ilustra o roteiro cheio de diálogos marcantes.

Só durante essa tarde já ouvi um considerável número de vezes (meu last.fm me condena!) as cinco canções criadas por Alex Turner especialmente para a trilha sonora do filme. Não é pra menos, as canções com base no voz-violão-guitarra tem um toque onírico, melodia suave, e apesar de o filme se passar na atmosfera fria e soturna do País de Gales da década de 1980, me lembram uma tarde preguiçosa de verão.

Submarine's Soundtrack:
Submarine Soundtrack by Laís Montagnana on Grooveshark

Segue aqui o trailer do filme que tem sido o meu "novo Amélie Poulain":

Nenhum comentário:

Postar um comentário